Microfilmagem de Documentos

Serviço de Microfilmagem de Documentos

A validade do seu acervo de documentos pode ser atemporal com a Microfilmagem de Documentos.
O microfilme é o recurso mais adequado para a armazenagem segura do seu acervo documental, garantindo sua integridade por até 500 anos e com validade jurídica.

O que é Microfilmagem de Documentos e em quais documentos e segmentos podemos aplicá-la?

Conforme a Lei Federal 5.433/68 e o Decreto Federal 1.799/96, Microfilmagem de Documentos é o processo de reprodução em filme, de documentos, dados e imagens por meios fotográficos ou eletrônicos, em diferentes graus de redução. Ou seja, a Microfilmagem consiste na captura de documentos através de um sistema fotográfico, que garante total fidelidade ao documento original, transformando os arquivos físicos de papel em microfilme. Logo, qualquer documento ou fonte de informação, de qualquer origem física, é passível de conversão.

A microfilmagem está presente em todas as organizações que geram grande massa de documentos, como por exemplo, órgãos públicos, seguradoras, empresas financeiras, bibliotecas e universidades, dentre outras empresas que demandam a preservação e integridade do seu acervo documental por longo período de tempo.

Os principais objetivos da Microfilmagem são:

  • Redução do Volume Documental, convertendo grande massa de documentos em rolos de microfilme de mínima ocupação física. É possível armazenar até 6.000 faces de documentos, ou o equivalente a 6 caixas de arquivo, em um único rolo de microfilme.
  • Assegurar Durabilidade, Integridade, Autenticidade e Validade Jurídica dos Documentos.
  • Dar amparo legal ao microfilme para substituir o documento original em juízo, através do registro e do traslado em cartório.

Etapas da Microfilmagem de Documentos:

Após recebimento e análise do seu acervo documental, o serviço de microfilmagem de documentos inclui as seguintes etapas:

  1. Triagem;
  2. Preparação;
  3. Organização;
  4. Ordenação Alfabética/Numérica/Cronológica;
  5. Captura das faces dos documentos (microfilmagem);
  6. Revelação dos microfilmes em laboratório certificado;
  7. Controle de Qualidade dos microfilmes;
  8. Duplicação do microfilme original em cópias de segurança;
  9. Registro em cartório dos microfilmes;
  10. Guarda segura dos microfilmes em ambiente climatizado.
  11. Atendimento Sob Demanda para Cópia Consulta (Traslado de Microfilmes)

Concluídas as etapas acima, os microfilmes são catalogados em sistema para pesquisa, localização e recuperação. Já os documentos originais, podem ser digitalizados e indexados para acesso, controle e localização das informações contidas nos documentos de forma eletrônica. Por fim, os documentos físicos podem ser descartados de acordo com a legislação vigente e o plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos correspondentes.

Quais são as principais Tecnologias e Serviços relacionados à Microfilmagem de Documentos?

» Gestão Documental: Desenvolvimento e Aplicação de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD) de atividades-meio e fim, com a assessoria e consultoria de Biblioteconomistas, Arquivistas e Museologistas.

» Organização de Documentos: para tipificação e catalogação com mão de obra especializada.

» Digitalização de Documentos para conversão de papel em imagem, através de processo de digitalização com equipamentos do tipo scanners de alto desempenho.

» Expurgo ou Destruição Segura, para descarte dos documentos físicos

» Cópia Consulta ou Traslado de Microfilmes, para geração de cópia de fotograma de microfilme em papel ou imagem, com registro em cartório para validade legal da cópia em juízo.

» Guarda de Documentos e Arquivos: espaço físico, comodidade e segurança de um ambiente adequado para armazenagem de seus documentos físicos.

» Guarda Segura de Mídias: espaço físico restrito com acesso biométrico, monitorado por câmeras e ambiente climatizado, com controle de temperatura e umidade, para a adequada preservação de microfilmes e demais mídias de segurança.

A Central Image é especializada em Microfilmagem de Documentos:

Utilizamos equipamentos de alto desempenho para filmes de 16mm ou 35mm com blip e com no mínimo 180 linhas por milímetro de definição para assegurar segurança e qualidade dos microfilmes. Microfilmamos todos os tipos de documentos e nos mais diversos tamanhos e formatos, inclusive maiores que A0 para a área de engenharia, e todo o processo é executado sob o máximo rigor exigido pelas normas nacionais, internacionais e pela ISO.

Tipos de Microfilmagem de Documentos Central Image:

O processo de Microfilmagem pode ser realizado em dois formatos:

Microfilmagem Convencional, que utiliza equipamentos do tipo Planetário ou Rotativo com geração de microfilmes de 16mm ou 35mm de 100 ou 215 pés a partir do documento físico.

Microfilmagem Eletrônica, com geração de microfilmes de 16mm de 100 ou 215 pés a partir da imagem digital dos documentos.

Consulte Nossos Especialistas e Descubra Nossas Soluções para sua Demanda!

Preencha o formulário corretamente para que possamos entrar em contato

outsourcing de impressão
Free WordPress Themes, Free Android Games