Diante de um mercado cada vez mais moderno e competitivo, o BPO (Business Process Outsourcing) tem se tornado uma tendência interessante para médias e grandes empresas ao redor do mundo. Basicamente, BPO se refere à terceirização de processos que não fazem parte das atividades principais da empresa, passando sua gestão para uma outra empresa especialista no assunto.
A contratação de um serviço BPO é uma solução atraente para negócios que buscam aumentar a produtividade de suas equipes e reduzir os custos da empresa, sem abrir mão de profissionais capacitados para as áreas secundárias, é claro.
Ao contratar uma empresa de BPO — ou seja, ao terceirizar serviços —, sua empresa pode focar nas principais atividades do negócio, enquanto os outros serviços ficam sob a responsabilidade de especialistas de outras áreas.
A terceirização de processos de negócios já é uma realidade para muitas empresas brasileiras de diferentes setores e tamanhos. Porém, ainda existem muitas perguntas sobre o que é e como funciona o BPO na prática. Neste artigo, vamos tirar todas essas dúvidas e ainda mostrar 5 vantagens da implementação de soluções BPO no seu negócio.
Boa leitura!
BPO: O que é?
A sigla BPO significa “Business Process Outsourcing” ou “Terceirização de Processos de Negócios“, em tradução livre. Logo, ao falarmos em “BPO”, estamos falando em terceirização de processos — estratégia adotada por empresas que desejam focar no core business de seus negócios, deixando a gestão de alguns serviços e/ou setores secundários sob a responsabilidade de outras empresas especialistas nas devidas áreas.
O BPO não é um serviço em si, mas um modelo de negócios. Nesse modelo, as atividades secundárias são assumidas por uma empresa de BPO (ou empresa de prestação de serviços), a qual conta com profissionais capacitados e com o conhecimento técnico atualizado com as últimas tendências do mercado em relação ao serviço terceirizado.
Dessa forma, os processos internos são automatizados e otimizados pelo prestador de serviço (o tal BPO), que passa a ser responsável pela gestão das áreas de BackOffice da empresa. Assim, essa estratégia possibilita que o cliente se dedique às atividades que estão diretamente relacionadas ao produto ou serviço final.
A contratação de uma empresa de BPO não é apenas uma transferência de trabalho pontual. O BPO pode assumir todas as atividades de um setor e criar um novo modelo de processos para agregar maior conhecimento e até mais tecnologia para o negócio do cliente, como veremos no próximo tópico.
BPO: Como funciona?
O BPO funciona de duas maneiras: alocado na empresa do cliente ou na sede da empresa de BPO. A definição de como o serviço será realizado depende das necessidades de cada organização e do escopo do trabalho.
O primeiro passo consiste em mapear todos os setores do cliente, a fim de entender os seus processos e definir as atividades que serão realizadas. Assim, setores que não fazem parte do core business da organização podem ser assumidos pela empresa de BPO. Ela realiza não apenas atividades operacionais, mas também todas as responsabilidades da área, incluindo ações gerenciais e estratégicas.
As áreas de backoffice não são ligadas diretamente à receita da empresa, porém, são fundamentais para o suporte operacional do negócio e para a redução de despesas. Uma gestão eficiente das atividades de backoffice garante que todas as operações — em especial, as que se relacionam diretamente com os clientes — estejam funcionando corretamente, com o menor custo possível.
Principais Setores do BPO
As soluções BPO podem ser atribuídas a diversas áreas de negócio. Atualmente, as principais são:
- BPO Financeiro e Documental (um dos principais Cases de Sucesso da Central Inf)
- BPO Jurídico
- BPO para o Departamento Pessoal
- BPO de RH – Recursos Humanos
- BPO para Seguradoras
- BPO para Empresas De Telecom
- BPO para Bancos E Fintechs
- BPO para o Setor De Compras
Por que contratar uma empresa de BPO? Confira 5 vantagens do BPO para os negócios
Com intenção de se sobressair frente à concorrência, as empresas estão em uma busca constante por novas estratégias, capazes de reduzir os custos e aumentar a eficiência. A terceirização de processos de negócios (BPO) é uma delas, sendo uma tendência que beneficia empresas de diferentes segmentos e tamanhos.
A seguir, mostraremos 5 vantagens de contratar BPO para o seu negócio.
1. Segurança de dados
A segurança de dados é um fator fundamental para as empresas, pois as decisões são tomadas a partir das análises das informações. Ao terceirizar setores do negócio, o cliente deve estar seguro de que os seus dados confidenciais estarão protegidos.
O outsourcing BPO é feito com softwares avançados de automação de processos que utilizam tecnologia de ponta para atender as necessidades da empresa. Além disso, ela conta com uma equipe de profissionais capacitados e de confiança para garantir a confidencialidade das informações.
2. Redução de custos
Um dos benefícios mais conhecidos do outsourcing BPO é a redução de custos. Ao substituir equipes internas por uma empresa de BPO, o cliente diminui os custos de contratação e desligamento de funcionários, benefícios e outros custos trabalhistas sem abrir mão de profissionais qualificados.
Os investimentos em tecnologia e capacitação também passam a ser responsabilidade da empresa de BPO. Além do impacto na área de pessoal, a economia feita com a diminuição de espaço físico no escritório e com equipamentos contribui para a redução dos custos operacionais.
3. Aumento da produtividade
Com a implantação das soluções BPO, os colaboradores passam a gastar menos tempo com tarefas repetitivas. Por estarem menos sobrecarregados, eles podem se dedicar mais às atividades estratégicas, aumentando a qualidade do trabalho e a produtividade.
As soluções BPO também são responsáveis por um processo de melhoria contínua, garantindo o foco no resultado e no aumento da eficiência.
4. Serviços especializados
A terceirização de processos de negócios permite que as atividades de backoffice sejam realizadas por profissionais especializados e atualizados sem que a empresa arque com os custos de recrutamento, capacitação e outras despesas.
E ainda, por fornecer um serviço especializado, a empresa de BPO utiliza ferramentas e softwares com tecnologia de última geração para o gerenciamento de processos.
5. Flexibilidade
A implantação de um outsourcing BPO possibilita que a empresa fique mais enxuta, com menos setores, o que facilita a gestão e agiliza as tomadas de decisão. Ao focar nas ações mais estratégicas, a organização consegue se adaptar às mudanças do mercado com mais facilidade, se diferenciando dos concorrentes.
O BPO (Business Process Outsourcing) consiste em contratar uma empresa para que ela assume uma — ou mais — atividades do negócio. Ou seja, as atividades de backoffice passam a ser geridas por terceiros. Entre as principais vantagens desse modelo estão a segurança de dados, a redução de custos, o aumento da produtividade e da flexibilidade e a contratação de profissionais qualificados.
Central Inf: Excelência em BPO Financeiro
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- Esteira bancária;
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- BPO para leitura de dados de conta corrente e cadastros.
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