O mercado financeiro sofreu muitas mudanças nos últimos anos devido ao crescimento de bancos digitais e de novas tecnologias de pagamentos online. A democratização das soluções financeiras trouxe muitos desafios para este mercado. Entre elas, o aumento da ocorrência de fraudes bancárias.
Assim como os avanços tecnológicos, as fraudes também estão em constante evolução, trazendo prejuízos e abalando a relação de confiança dos clientes com a empresa. Desse modo, os bancos e as instituições de crédito precisam se adaptar para se proteger dessa ameaça. Uma das estratégias fundamentais para combater a fraude bancária é por meio de um sistema antifraude.
O sistema antifraude para bancos é um dos serviços de BPO Financeiro para bancos da Central Inf correspondente à validação de dados bancários. Este sistema antifraude garante a autenticidade dos documentos necessários para abrir uma conta corrente em um banco, por exemplo.
Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais tipos de fraudes de cartão de crédito e a importância da terceirização do sistema antifraude bancário. Boa leitura!
Quais são os principais tipos de fraudes de cartão de crédito?
O número de tentativas de fraudes de cartão de crédito cresceu nos últimos anos, em especial, pela facilidade na emissão de novos cartões através de bancos digitais e fintechs e das compras pela internet. Esse método de pagamento é um dos mais utilizados pelos consumidores brasileiros, atraindo quadrilhas de fraudadores.
A fraude no cartão de crédito consiste no uso indevido de dados financeiros do titular para obter vantagem por ações de má fé. Nesse caso, os criminosos furtam ou utilizam ferramentas digitais para roubar e utilizar os dados bancários das vítimas para a compra de produtos e serviços.
A melhor estratégia para minimizar esse problema é com o uso de tecnologias apropriadas, como o sistema antifraude e segurança digital nos pagamentos online. Mas antes, precisamos entender quais são os tipos de fraudes de cartão de crédito mais utilizadas por criminosos. Confira abaixo:
Clonagem de cartão de crédito
A clonagem de cartão de crédito é a fraude bancária mais comum associada a esse método de pagamento. Ela é mais frequente em compras online, mas também pode ocorrer com o cartão físico. Os criminosos utilizam diferentes tecnologias para roubar os dados do titular do cartão.
Em muitos casos, os bancos conseguem identificar a atividade suspeita e bloqueiam a compra. Com um sistema antifraude é possível analisar o histórico do cliente e determinar se aquela transação é legítima ou não.
Gerador de números de cartão de crédito falsos
O gerador de números de cartão de crédito é uma ferramenta capaz de criar milhões de combinações numéricas diferentes. Algumas correspondem, de fato, com números válidos de cartões de crédito que são utilizados para fraudes bancárias.
Um sistema antifraude com validação de identidade é fundamental para impedir essas ocorrências. Pois, sem os dados pessoais do titular, o golpista não vai conseguir aplicar o golpe.
Chargeback
O chargeback consiste na solicitação de estorno de uma compra realizada no cartão de crédito que não é reconhecida pelo titular. Ele não é uma fraude bancária por si só, porém, pode ser considerado uma quando é usada de má-fé.
Nesse tipo de golpe, os criminosos fazem uma contestação de pagamento diretamente na administradora do cartão para que o dinheiro seja devolvido, agindo de forma oportunista.
Ligações e mensagens falsas para o roubo de dados
O roubo de dados por meio de ligações e mensagens falsas é um tipo de fraude conhecida como “phishing”. Os golpistas entram em contato com clientes por e-mail, telefone ou mensagens de texto fingindo que são da central de atendimento de uma empresa de cartão de crédito.
Durante o contato, eles solicitam informações sensíveis como a senha e o número do cartão e dados pessoais da vítima, que serão utilizados em compras indevidas.
Fraude bancária por meio do PIX
Apesar de ser um tipo de transação bancária recente no Brasil, o PIX já é alvo de uma série de fraudes bancárias. Com o PIX é possível transferir dinheiro em qualquer horário com crédito imediato.
Os criminosos se aproveitam dessas vantagens para aplicar golpes. Entre eles estão a solicitação de dados pessoais por meio de uma central de atendimento falsa, clonagem do Whatsapp e o envio de e-mails com vírus que realizam a captura de credenciais de acesso da conta bancária do titular.
Como prevenir fraudes bancárias?
Os criminosos acompanham de perto os avanços tecnológicos para criarem novas maneiras de burlar os sistemas de segurança. Por isso, a empresa precisa utilizar tecnologias atualizadas e contar com profissionais qualificados na sua equipe para prevenir fraudes.
Um sistema antifraude e segurança digital nos pagamentos online é fundamental para prevenir a ocorrência de fraudes de cartão de crédito. A transformação digital trouxe novos desafios para o setor, como o aumento no roubo de dados e a necessidade da criação de sistemas seguros e automatizados para o processamento de pagamentos em tempo real.
O investimento em um processo de validação de identidade na abertura de contas é um exemplo disso. Ele é utilizado para cadastrar os clientes e conhecer o seu histórico financeiro e hábitos de compras. Assim, bancos podem ser mais assertivos no bloqueio de compras indevidas no cartão de crédito por conta de um golpe.
Para oferecer o melhor serviço para os seus clientes, muitos bancos e instituições de crédito optam pela terceirização do sistema antifraude.
Como o sistema antifraude da Central Inf ajuda a prevenir fraudes bancárias?
A terceirização é utilizada por muitas empresas de forma estratégica para que algumas atividades sejam executadas por terceiros. Ao escolher a Central Inf como o seu parceiro antifraude, os bancos e instituições de crédito contam com tecnologia de ponta e profissionais capacitados com as últimas tendências do mercado para desempenharem as suas funções.
O investimento é inferior aos custos em manter uma equipe interna atualizada e capacitada, além de contar com a expertise e a reputação de mais de 30 anos de mercado da Central Inf. A experiência na área também faz toda a diferença, pois as nossas equipes entendem o contexto de cada caso, definindo estratégias direcionadas para a realidade de cada cliente.
Com as tecnologias da Central Inf, conseguimos automatizar o processo de onboarding dos clientes, realizar dezenas de validações automáticas e cruzamento de dados e informações e, de acordo com cada negócio, podemos alocar uma equipe de analistas treinados para realizar verificações e análises visuais na documentação de identificação dos clientes pessoa física e jurídica, a fim de mitigar os riscos de segurança do processo.
Os bancos e instituições de crédito são alvos de fraudadores há muito tempo. Com os avanços da tecnologia e dos meios de pagamento, os riscos de ataques também cresceram. Nesse cenário, a terceirização do sistema antifraude bancário é a melhor alternativa para minimizar os riscos e contar com a expertise de uma empresa líder no segmento, como a Central Inf.
Para conhecer as soluções de BPO Financeiro para bancos e instituições de crédito da Central Inf, entre em contato com o nosso time de especialistas.