Gestão dos documentos de RH adequada ao eSocial

Gestão dos documentos de RH adequada ao eSocial

As empresas lidam com um grande volume de informações diariamente e, com isso, enfrentam o desafio de fazer a gestão desses documentos e arquivos.
Neste cenário, a situação que mais cresce e preocupa é a quantidade de papel utilizada, principalmente, pela área de Recursos Humanos, que gera e recebe, regularmente, documentos como recibos, folhas de pagamento, guias, atestados médicos, rescisões, entre outros.
Com o objetivo de deixar o processo de gestão documental no RH mais ágil e menos complicado, em janeiro de 2018 começou a ser implantando o eSocial. Esse sistema busca dar mais segurança aos dados, aumentar a produtividade do setor e reforçar a necessidade de gerar documentos digitais.
Conheça abaixo os avanços na gestão documental que ajudarão as empresas a se adequarem às determinações do eSocial:

• Priorizar documentos digitais: é ainda mais benéfico do que digitalizar documentos criados em papel. A maioria das informações da área de Recursos Humanos pode nascer no digital, método que irá gerar economia de custos, mais agilidade e produtividade ao negócio;
• Avanços da robotização: esse processo é ideal para atividades manuais repetitivas, que demandam muito tempo para serem realizadas e estão mais suscetíveis a erros. Na área de RH, essa tecnologia pode ajudar na entrada de dados de cadastros e na geração de documentos digitais, tornando o processo mais rápido e sem erros. É possível aumentar a eficiência dos processos e reduzir os riscos de enviar dados incorretos;
• Parceiro para guarda de documentos: guardar documentos num armário ou numa sala cheia de caixas coloca em risco a integridade e confidencialidade dos arquivos. Uma empresa especializada em gestão documental possui softwares, metodologias e práticas de segurança para que o acesso às informações seja rápido, fácil e seguro.

A CENTRALINF é uma empresa com anos de experiência na área de gestão documental e pode ajudar seu negócio a otimizar processos e se adequar às exigências do eSocial.
Entre em contato conosco.

About the Author
WhatsApp chat